3 de Março comemora-se o Hina Matsuri (Festival das Bonecas e o Dia das Meninas)

No dia 3 de março é comemorado o Festival das Bonecas e o Dia das Meninas: o Hina Matsuri (雛祭り), conhecido também como Momo no Sekku: Festival das Flores de Pessegueiro, pois é justamente nessa época que surge a primeira floração dessas árvores, indicando o fim do inverno e o começo da primavera.

O Festival enfatiza os laços do matrimônio e o desejo de prosperidade, felicidade, saúde e sorte para as meninas, afastando delas todo e qualquer mal que as possa atingir.

As bonecas são os símbolos do Hina Matsuri e são dispostas em um altar, usando trajes da corte imperial.

O costume de exibir bonecas começou durante o Período Heian e teve suas origens em um antigo costume japonês chamado de Hina Nagashi (Bonecas Flutuantes), onde as bonecas eram colocadas sobre um pequeno barco de palha e enviadas às águas dos rios.

Acreditava-se que ao serem lançadas às correntezas do rio, as bonecas levassem todo o mal com elas.

Comidas e Bebidas Típicas do Hina Matsuri

A bebida tradicional do Hina Matsuri é o Shirozake, feita de arroz fermentado, porém, sem teor alcoólico, para que as crianças também possam consumir.

Já as comidas tradicionais são: o Hina Arare (雛あられ), que são biscoitinhos a base de arroz e soja e o Hishimochi (菱餅), um bolinho doce, a base de arroz, em camadas nas cores rosa, branco e verde, que representa a fertilidade e é muito comum coloca-lo junto ao altar com as bonecas Hina.

Outra comida típica do Hina Matsuri é o Chirashizushi (散らしずし), um prato com arroz coberto com ingredientes bem coloridos, como: legumes, frutos do mar, camarão, polvo ou lula.

Aproveite para fazer o download GRATUITO do ebook:

arrow

0 Comments