12 Razões para aprender japonês

Aprender japonês pode parecer inusitado para a maioria das pessoas, afinal se fizermos uma pesquisa rápida descobriremos que o idioma mais buscado entre jovens e adultos é o inglês.

Embora estudar outro idioma expanda os horizontes, treine o cérebro para que assimile novos conhecimentos e até eleve a compreensão de outras culturas, muitos ainda preferem o inglês, por considerar o japonês “muito difícil” ou de pouca aplicação prática.

Se você faz parte deste público e não enxerga razões práticas para aprender japonês, elaboramos um texto com 12 motivos que podem fazer você mudar de ideia agora mesmo.

Razão 1: Torna-o diferente dos demais

A primeira razão que trazemos aqui não poderia ser mais óbvia. Escolher aprender japonês o torna diferente dos demais, que optam por idiomas mais populares, como inglês e espanhol.

Razão 2: Conhecer novas culturas

Ao iniciar o aprendizado de uma nova língua, o estudante entra em contato com traços de sua cultura aos quais não teria acesso se apenas consumisse os produtos, sem entender exatamente as nuances de muitas de suas criações.

Razão 3: Facilidade em comparação ao português

Uma justificativa muito comum dada por quem se recusa a aprender japonês é de que o idioma é muito difícil. Mas, o que você diria se eu lhe dissesse que o português é uma das línguas mais difíceis do mundo?

Duvida? Pergunte a qualquer estrangeiro o quão complicado é para eles aprender as regras gramaticais, ortográficas e a pronúncia em nosso idioma.

Se você domina o português, afinal ele é sua língua mãe, estudar japonês não será tão difícil assim, acredite.

Razão 4: Oportunidades de carreira

Estudar outras línguas, por si só já é um diferencial em qualquer currículo. Porém afirmar, em qualquer entrevista de emprego ou até para uma possível promoção, que você domina o japonês será um belo diferencial.

Aprender japonês, aliás, pode lhe render oportunidades que o domínio de idiomas como inglês ou espanhol podem não contemplar, pois são idiomas quase que obrigatórios no mundo corporativo.

Razão 5: Facilita o aprendizado de outros idiomas

Embora possa parecer um tanto inusitado, aprender japonês torna o estudo de outros idiomas, como o inglês, mais fácil, pois as duas línguas possuem palavras com origens semelhantes.

Razão 6: Melhora o português

Ao estudar outro idioma, um dos principais “efeitos colaterais” é a melhora em seu domínio do português, já que para aprender japonês, por exemplo, você precisa estudar sua língua materna.

Razão 7: Conseguir bolsas de estudo

Estudantes que dominem o japonês podem não apenas conseguir bolsas de estudo, como até diminuir os custos com possíveis intercâmbios culturais no país.

Além da oportunidade de conhecer a fundo a cultura japonesa, pois você estará vivendo no país, poderá enriquecer ainda mais seu currículo, obtendo boas vantagens profissionais.

Razão 8: Retarda o envelhecimento cerebral

Estudos apontam que estudar outro idioma retarda o envelhecimento cerebral, ao estimular o funcionamento dos neurônios e, inclusive, o surgimento de novas conexões nervosas.

Por isso, se você está em busca de uma alternativa para manter seu cérebro sempre jovem, que tal estudar japonês?

Razão 9: Aprender palavras únicas

O japonês é um idioma único, com palavras que você jamais encontrará em qualquer outra língua. Por isso, ao aprender japonês você pode enriquecer seu vocabulário, aprendendo palavras que poucas pessoas (além dos próprios japoneses) compreenderão o significado.

Razão 10: Exercer outras profissões

Aprender japonês permite que você exerça outras profissões em tempo integral ou parcialmente. Por exemplo, dominando este idioma você pode atuar como professor particular ou até mesmo como intérprete.

Os lucros destas profissões podem ser expressivos, principalmente se você atuar em grandes eventos ou se fechar bons grupos de interessados em dominar o idioma.

Razão 11: Expande seus conhecimentos

Se aprender outro idioma por si só já é uma experiência enriquecedora, aprender japonês pode ter um significado ainda mais intenso, pois você ampliará seus conhecimentos não apenas sobre a língua, mas sobre a história do país.

Razão 12: Fazer novas amizades

Quem domina outro idioma tem a chance de conhecer, e se comunicar, com pessoas de diversas partes do mundo.

Por isso, ao aprender japonês você pode aumentar ainda mais seu círculo de amizades, conhecendo japoneses ou simpatizantes da cultura do país e que dominem o idioma assim como você.

Aproveite para fazer o download GRATUITO do ebook:

arrow

0 Comments